sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Um professor amigo de Deus

LIÇÃO 10
TÍTULO DA LIÇÃO: UM PROFESSOR AMIGO DE JESUS
TEXTO BÍBLICO: João 3.1-16 
PALAVRA CHAVE:  MUDAR
APRENDENDO A BÍBLIA: “...Deus... por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele...” 2 Corintios 5.18

ATIVIDADE:

Atividade retirada da lição jardim de infancia (aluno 7)


Lição 10
Título da Lição: UM PROFESSOR AMIGO DE JESUS
Texto Bíblico: João 3.1-16
Palavra chave: DURAR
História Bíblica:  Nicodemos  era professor da Lei. Ele ouviu falar das palavras e dos milagres que Jesus realizava. Então, curioso decidiu conhecer a Jesus. Mas tinha medo de ser visto junto com Jesus. Então Nicodemos foi visitar Jesus à noite quando ninguém o podia ver. Ao chegar lá, Nicodemos disse a Jesus: ―Mestre, sabemos que o Senhor é um professor que Deus enviou, pois ninguém podia fazer esses milagres se Deus não tivesse com ele. E Jesus lhe respondeu: ―Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo. E Jesus explicou que, o nascimento que estava falando não era o nascer da barriga da mãe, mas é quando nascemos para Cristo, aceitando-o como Salvador de nossa vida.

ATIVIDADE:

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Palavra de Deus semente preciosa!

LIÇÃO 9
TÍTULO DA LIÇÃO: A PALAVRA DE DEUS SEMENTE PRECIOSA!
TEXTO BÍBLICO: Mateus 13.1-23     
PALAVRA CHAVE:  SEMENTE
APRENDENDO A BÍBLIA: “Mas as sementes que caíram em terra boa brotaram, cresceram...” Marcos 4.8

ATIVIDADE:
PLANTANDO BOAS SEMENTES
·        AMOR
·        GRATIDÃO
·       
·        PERDÃO
·        CARINHO
·        OBEDIENCIA
·        AMIZADE
·        RESPEITO
·        ALEGRIA
·        PAZ
·        PACIENCIA
·        UNIÃO

SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
Após a histórica bíblica, brincar de forca com as crianças. Sem mencionar nenhuma das boas sementes citadas acima (não dizer na hora da brincadeira, comentar durante a história), dividir a turma em números iguais de alunos. E identificar cada grupo (Ex: grupo A), e a partir da identificação marcar os pontos por acerto de palavras de cada grupo. O objetivo da brincadeira é que os alunos entendam que a semente, em que se refere nossa lição é a palavra de Deus, e o semeador é aquele que leva a palavra, mas para levarmos esta preciosa semente devemos plantar as boas sementes já mencionadas.



Lição 9
Título da Lição: Palavra de Deus, semente preciosa!
Texto Bíblico: Mateus 13.1-23
Palavra chave: SEMENTE
História Bíblica:  Jesus estava sentado perto do mar, e ajuntou muitas pessoas para ouvir seus ensinamentos. Jesus entrou no barco e toda multidão ficaram em pé na praia. E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Um fazendeiro saiu para plantar sementes. Ele queria que as sementes nascessem na terra e formasse uma grande plantação. E o homem foi espalhando as sementes. Só que algumas sementes caíram na beira da estrada. Vieram os passarinhos e comeram, outras sementes caíram no meio das pedras e não encontrando terra para nascer morreu, outra parte caíram entre os espinhos; os espinhos sufocaram as ementes e elas também morreram.
Mas, uma parte das sementes caiu em uma terra bem fofa e adubada, nesta terra as sementes brotaram, criaram raízes, cresceram bem fortes, e deram muitos frutos. Assim entendemos que o semeador é quem leva a mensagem; e a semente é a palavra de Deus. As sementes que caíram na estrada  representa as pessoas que ouvem a mensagem mas não guarda em seu coração; as sementes que caíram nas pedras representa aquelas pessoas que ouvem a mensagem, mas quando coisas ruins acontecem elas perdem a fé; as sementes que caíram entre os espinhos representa as pessoas ouvem a mensagem, mas deixam que outras atividades, lazer, e outras coisas da vida sufocam a sua fé; as sementes que caíram em terra fofa, representa as pessoas que ouvem a mensagem da palavra de Deus crê mesmo em meio a dificuldades e problemas.

ATIVIDADE:
Na aula de hoje aprendemos, que a semente brota onde a terra é adubada, assim é a palavra de Deus, para entrar no coraçãozinho precisamos adubar com: amor, carinho, gratidão, fé, esperança, paciência, respeito, perdão, obediência, amizade, alegria, paz, união....

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Jesus ensina a palavra de Deus

LIÇÃO 8
TÍTULO DA LIÇÃO: JESUS ENSINA A PALAVRA DE DEUS
TEXTO BÍBLICO: Lucas 4.14-30         
PALAVRA CHAVE:  ESCRITURAS
APRENDENDO A BÍBLIA: “Examinais as escrituras... são elas que de mim testificam.” João 5.39

ATIVIDADE:




Lição 8           
Título da Lição: Jesus ensina a palavra de Deus
Texto Bíblico: Lucas 414-30
Palavra chave: Escrituras
História Bíblica:  Voltou Jesus para a Galiléia. E ensinava nas suas sinagogas, e por todos era louvado. E, chegando a Nazaré, e na sinagoga, e levantou-se para ler. E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar (falar do amor de Deus). Enviou-me a curar os quebrantados do coração. E dizer que Deus é quem dá vista aos cegos. A pregar liberdade aos presos. E, fechando o livro, entregou-o ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam olhando atentamente para ele. Jesus explicou que aquela pessoa de quem o livro falava era ele mesmo! E tudo tinha sido escrita muito antes de Jesus nascer e então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura aos vossos ouvidos.

ATIVIDADE:

A palavra de Deus é uma arma poderosa!

LIÇÃO 7
TÍTULO DA LIÇÃO: A PALAVRA DE DEUS É UMA ARMA PODEROSA!
TEXTO BÍBLICO:  Mateus 4.1-11
PALAVRA CHAVE:  ESPADA
APRENDENDO A BÍBLIA: “Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar...” Salmos 119.11

ATIVIDADE:



Lição 7           
Título da Lição: A palavra de Deus é uma arma poderosa!
Texto Bíblico: Mateus 4.1-11
Palavra chave: ESPADA
História Bíblica: Jesus estava sozinho no deserto, e com fome. O diabo chegou e disse: ―Se você é o filho de Deus, transforme estas pedras em pão para comer! O inimigo queria fazer Jesus pecar. Mas, Jesus tinha uma arma secreta para defender-se. Ele tinha a Espada do Espírito, que é a Palavra de Deus, guardada no coração.
Jesus respondeu: ― No livro de Deus está escrito que nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. E o diabo tentou várias vezes fazer Jesus pecar. Mas Jesus usava a palavra de Deus para vencer as tentações. Assim somos nós devemos guardar os ensinamentos bíblicos para vencer o pecado. Pois a palavra de Deus, a bíblia, é a espada do Espírito. (Efésios 6.17b).

ATIVIDADE:

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Uma familia que amava a palavra de Deus

LIÇÃO 6
TÍTULO DA LIÇÃO: UMA FAMILIA QUE AMAVA A PALAVRA DE DEUS
TEXTO BÍBLICO:  2 Timoteo 1.3-5; 3.14,15
PALAVRA CHAVE:  FAMILIA
APRENDENDO A BÍBLIA: “...Felizes sao aqueles que ouvem a mensagem de Deus e obedecem a ela.” Lucas 11.28

ATIVIDADE:



Lição 6
Título da Lição: UMA FAMILIA QUE AMAVA A PALAVRA DE DEUS
Texto Bíblico: 2 Timóteo 1.3-5; 3.14,15
Palavra chave: FAMILIA
História Bíblica: O menino Timóteo cresceu aprendendo a amar a palavra de Deus, pois Timóteo ouvia sua avó Lóide e sua mãe Eunice falar sobre a bíblia, e ele ouve atentamente e obedece ao que a bíblia diz. Certa vez o apóstolo Paulo passa pela casa de Timóteo e explica que Deus nos prometeu um salvador, e fala também que este salvador já veio, morreu para nos perdoar de nossos pecados, e ressuscitou. E assim Timóteo aprende muitas lições da bíblia e quando o apóstolo Paulo viaja para outra cidade, para contar às pessoa que nosso salvador já veio, o jovem Timóteo vai como ele. Timóteo agora é um missionário. Ele também vai ensinar às pessoas que elas devem ler a bíblia para ouvir Deus falar.

ATIVIDADE: