quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

CUIDADO, O MENINO JESUS CORRE PERIGO

LIÇÃO 5
TÍTULO DA LIÇÃO: CUIDADO, O MENINO JESUS CORRE PERIGO
TEXTO BÍBLICO:  MATEUS 2.13-23
PALAVRA CHAVE:  PERIGO
HISTORIA BIBLICA: Herodes por ciúmes e medo de perder de que outro rei tomasse seu lugar, disse aos sábios do oriente que gostaria de conhecer Jesus para também o adorá-lo. Mas enquanto os sábios dormiam Deus deu o mesmo sonho aos três, dizendo que deveriam voltar por outro caminho desviando do palácio. E José sonhou com um anjo que o orientava a fugir com a sua família para o Egito.

OBJETIVO:  Que a criança compreenda que Deus nos protege do perigo.

ATIVIDADES:
1 - Pinte as cenas, depois as recorte e cole na seqüência correta.



Lição 5
Título da Lição: Cuidado, o menino Jesus corre perigo
Texto Bíblico: Mateus 2.13 – 23
Palavra chave: Apresentação
Aprendendo a Bíblia: “... Para que eles continuem a ter sempre a tua proteção...” 2 Samuel 7.29
História Bíblica: O rei Herodes, ao saber que nasceu um novo rei ficou com muito ciúme e inveja. Mas Herodes não sabia quem era a criança por isso ordenou aos seus soldados que invadissem todas as casas e matassem todos os meninos menores de dois anos. Um anjo de Deus avisou José em sonho, para que fugissem para o Egito e só retornasse quando Deus ordenar, e assim José fez. Deus protegeu o menino Jesus de ser morto pelo malvado rei Herodes. Ele também nos protege e nos guarda dos perigos que estão perto de nós.
ATIVIDADES PARA CASA:
Vamos treinar a nossa palavra chave? A palavra é  PERIGO.   

ATIVIDADES PARA CASA:
Molhe o dedo na tinta guache e contorne as letras.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Letras pontilhadas

Resolvi fazer este post porque tive dificuldade em encontrar quando precisei, então se alguém quiser elaborar atividades com letras pontilhadas clique AQUI.

Após fazer download do arquivo encontre em seu computador onde você salvou, clique em cima do arquivo com o botão direito do mouse, vai em copiar.

Em meu computador/ disco local C:
dentro do drive C: abra a pasta WINDOWS/ encontre uma pasta nomeada de FONTS
E apos abrir esta pasta somente cole o arquivo la dentro. Não delete nem mexa nos arquivos salvos, pois pode prejudicar o funicionamento do seu computador.

           Escolar4

sábado, 21 de janeiro de 2012

O bebê Jesus é apresentado no Templo

LIÇÃO 4
TÍTULO DA LIÇÃO: O BEBÊ JESUS É LEVADO AO TEMPLO
TEXTO BÍBLICO:  LUCAS 2. 21-38
PALAVRA CHAVE:  APRESENTAÇÃO
HISTORIA BIBLICA: Quando o bebê Jesus tinha apenas oito dias de nascido, Ele foi apresentado a Deus no Templo. Maria e José levaram uma oferta para agradecer ao Senhor por aquela criança tão especial.
            Eles encontraram Simeão e Ana que estavam no templo e ficaram felizes em ver Jesus. Simeão orou pelo menino e disse que Ele daria muita alegria às pessoas.
OBJETIVO:  Que a criança saiba que, como o bebê Jesus eles também foram apresentados a Deus.

ATIVIDADES:


Lição 4
Título da Lição: O bebê Jesus é levado ao Templo
Texto Bíblico: Lucas 2.21 – 28
Palavra chave: Apresentação
Aprendendo a Bíblia: “... Separado e dedicado ao Senhor.” Lucas 2.23
História Bíblica: Após oito dias do nascimento de Jesus, seus pais Maria e José o levaram ao Templo para ser apresentado a Deus. Quando Maria e José chegaram ao Templo encontraram um senhor idoso, que se chamava Simeão e havia também uma senhora chamada Ana e eles se alegraram e agradeceram a Deus por ter a oportunidade de conhecer um bebê tão especial.
            Quando nós somos apresentados a Deus, Ele passa a nos conhecer melhor, a nos dar alegria e a nos proteger. Papai do céu fica muito contente quando uma criancinha é apresentado à Ele e assim nos guarda de todo mal.

Beijos, lindo(a), peço a Deus que te guarde e te proteja, amém.

ATIVIDADES PARA CASA:
Para que Jesus fosse levado ao Templo para ser apresentado se passaram quantos dias? ____________
Vamos praticar o numeral? Enfeite o numeral maior com bolinha de papel crepom e contorne os pontinhos:




sábado, 14 de janeiro de 2012

Presentes para o menino Jesus

LIÇÃO 3
TÍTULO DA LIÇÃO: PRESENTES PARA O MENINO JESUS
TEXTO BÍBLICO:  LUCAS 2. 1 – 12
PALAVRA CHAVE:  PRESENTE
HISTORIA BIBLICA: Jesus foi um bebê especial. Ele veio ao mundo para nos salvar. Maria e José estavam muito contentes com o nascimento do menino. Certo dia, os reis magos, homens importantes; vieram conhecer o menino. Lindos presentes eles trouxeram para Jesus: Ouro, incenso e mirra. Você também quer oferecer presentes a Jesus? O melhor presente que podemos oferecer é o nosso coração.

OBJETIVO:  Que a criança possa entender que devemos adorar a Jesus como nosso rei. 






Lição 3
Título da Lição: Presentes para o menino Jesus
Texto Bíblico: Lucas 2.1-12
Palavra chave: Presente
Aprendendo a Bíblia: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Mateus 4:10
História Bíblica: Jesus foi um bebê especial. Ele veio ao mundo para nos salvar. Maria e José estavam muito contentes com o nascimento do menino. Certo dia, os reis magos, homens importantes, vieram conhecer o menino. Lindos presentes eles trouxeram para Jesus: ouro, incenso e mirra. Você também quer oferecer presentes a Jesus? O melhor presente que podemos oferecer-lhe é o nosso coração.
Contorne os pontinhos e descubra quais foram os presentes trazidos pelos reis magos:
ouro – incenso – mirra






Memorize o versiculo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Lucas 2:11

Nascimento de Jesus

LIÇÃO 2
TÍTULO DA LIÇÃO: A PROMESSA É CUMPRIDA
TEXTO BÍBLICO:  LUCAS 2. 1 – 7
PALAVRA CHAVE:  JESUS
HISTORIA BIBLICA: Maria e José tiveram que fazer uma viagem até a cidade de Belém para se cadastrarem. Como a cidade estava muito cheia eles não acharam lugar para ficar. Maria estava grávida e era hora do bebê nascer. Depois de muito procurar, eles encontraram um lugar. Um curral, junto com os animais. Ali nasceu o menino Jesus. Então Maria enrolou em panos e o deitou numa manjedoura. Uma linda estrela brilhou no céu.

OBJETIVO:  Que a criança saiba como se deu o nascimento de Jesus. 

ATIVIDADES:





Lição 2
Título da Lição: A Promessa é cumprida
Texto Bíblico: Lucas 2. 1 – 7
Palavra chave:  Jesus
Aprendendo a Bíblia: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6
História Bíblica: Maria e José tiveram que fazer uma viagem até a cidade de Belém para se cadastrarem.
Como a cidade estava muito cheia, eles não conseguiram achar outro lugar, senão uma estrebaria (lugar onde os animais repousam). E ali nasceu o menino  ____________.
Maria enrolou Jesus em panos e o deitou numa  __________________
Uma linda ________________  brilhou no céu.

Papai/Mamãe ajude seu (a) filho (a) a desenvolver esta atividade. Utilize as palavras:
JESUS   -  MANJEDOURA    - ESTRELA

Memorize o versiculo: “E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, Lucas 1:14

Jesus é a promessa

LIÇÃO 1
TÍTULO DA LIÇÃO: DEUS PROMETE O SALVADOR
TEXTO BÍBLICO:  LUCAS 1.26 - 38
PALAVRA CHAVE:  PROMESSA


HISTORIA BIBLICA: Há muito tempo o povo judeu estava sendo mal tratado pelos soldados romanos que haviam dominado toda a região de Israel. Por isso, os judeus  estavam pedindo a Deus um socorro, um libertador. Deus já havia prometido o Messias que libertaria o povo e reinaria sobre eles.
                O tempo passou, passou... Mas Deus não se esqueceu da promessa. Cedrto dia, Ele mandou o anjo Gabriel entregar uma mensagem com uma promessa à jovem Maria, que morava na cidade de Nazaré, na Galiléia. Ela era noiva de José. Deus prometeu a Maria que iria abençoá-la de uma forma muito especial. Ela seria mãe de um bebê e o nome dEle seria Jesus, o Salvador do mundo, o Filho de deus. Maria teve que ter paciência para aguardar até que se cumprisse a promessa de Deus.

OBJETIVO:  Que a criança compreenda que Jesus é a promessa de Deus para nós.  


ATIVIDADES:
1 – Complete os pontinhos e descubra a promessa de Deus para todas as pessoas:

Jesus 










Lição 1
Título da Lição: Deus promete o Salvador
Texto Bíblico: Lucas 1.26-38
Palavra chave: Promessa
Aprendendo a Bíblia:
História Bíblica: Na cidade da Galiléia, chamada de Nazaré; havia uma mulher chamada Maria, noiva de José, eis que o anjo Gabriel enviado por Deus disse: “Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E  terás um filho, e  chame-o de  Jesus”. “Farei o que Deus mandar”, respondeu Maria. E Maria  aguardou com paciência até que a promessa de Deus se cumpriu.
Complete a palavra com as vogais que estão faltando. A palavra é PROMESSA
P  R  __  M  __  S  S  __ 

Memorize o versículo: “Porque para Deus nada é impossível. Lucas 1.37”







sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

PLANO DE FREQUENCIA PARA EBD


Nos que somos professores da Escola Bíblica Dominical (EBD), sempre no inicio do trimestre, temos o desafio de apresentar algo novo, que incentive nossos alunos, a continuar frequentando a escola. No início do trimestre passado (em outubro). Apresentamos aos alunos cartoes de incentivo; que funcionaria assim,
a cada participação do aluno receberia um cartão, que chamamos de "selinho", então a presença/ a Bíblia/ o (s) visitante(s)/ revista/ memoriação de versiculo/ tarefa feita; a cada item desses ganhariam um "selinho", e no final do trimestre fizemos uma "feirinha", nessa feirinha tinha brinquedos, balas, doces, lembrancinhas em que cada aluno iria comprar com os selinhos ganhos ao longo de todo trimestre, logicamente quem tivesse mais selinhos teria a possibilidade de comprar mais coisas. Eu vi na internet a sugestão de trabalhar com cartoes de incentivos, mas não desta maneira, então fica ai uma ideia que você pode adaptar conforme à sua turma.

OBS: Todas as imagens retirei da internet e salvei em meu computador (em alguns fiz algumas mudanças), só me recordo do blog em que copiei o cartao: Jardim/juniores: http://crescendocomjesus.wordpress.com/2011/04/0